sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Isto é o Natal!

Não sei ao certo se eu "penso, logo existo" ou se "existo, logo penso"!

Uma coisa é certa: eu existo... e penso também! Mas não existo sozinho: existe um imenso universo ao meu redor com várias galaxias, estrelas, planetas, países, pessoas, animais, plantas e tudo mais. Como entender tudo isso? Certa vez, Einstein disse: "Tente penetrar, com os nossos meios limitados, os segredos da natureza. Você vai descobrir que, por trás de todas as concatenações discerníveis, há algo sutil, intangível e inexplicável." (Revista Galileu - Ed.196 - Nov/2007)

E nesta época do ano - Dezembro - comemoramos um evento grandioso que mudou toda a história da humanidade e nos ajuda a entender a razão da nossa existência. Este foi o evento grandioso que comemoramos: "nasceu para nós hoje um menino, um filho nos foi dado." (Is 9, 5)

Aquilo que existia antes do cosmos e que depois sempre esteve em comunicação conosco - pelo menos sempre quis se comunicar conosco - viu que apenas confiando em nossas potencialidades não seríamos capaz de nos comunicarmos com Ele. Por isso, na plenitude dos tempos, Ele enviou seu filho, que "se fez carne e habitou entre nós" para que assim Ele pudesse nos conduzir para o seu plano de amor. "Foi Ele que abriu o seu Céu e se abaixou para conduzir o homem ao abismo de seu amor." (Bento XVI - catequese 05/12/12)

Este evento aconteceu há mais de 2000 anos e até hoje somos convidados a refletir nossa existência com base neste evento. Assim, este evento que todos os anos comemoramos e festejamos nos ajuda a pensarmos em nossas existências e a compreender a razão de existir!

Este evento é o Natal!

Isto é o Natal: o nascimento deste menino que veio nos conduzir para o seu plano de amor deixando um ensinamento fundamental: "amai-vos uns aos outros como Eu vos amei." (Jo 13, 34)

E como ele nos amou? Se doando por nós numa cruz!

Porem a cruz não o venceu.

Ele vive e quer que todos nós tenhamos vida plena, pois Ele disse: "eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância"! (Jo 10, 10)

Isto é o Natal: o maior evento de todos os tempos que ainda hoje nos ajuda a refletirmos nossa existência em meio a tudo o que existe e a buscarmos esta vida em abundância na certeza de que um dia viveremos para sempre com Ele.

Não dá para ignorar este grande evento mesmo quando querem nos desviar do verdadeiro significado do Natal. Por dois anos consecutivos recebi no meu emprego um cartão de 'fim de ano' onde não existia a expressão Feliz Natal! O Feliz Natal foi substituído pelo "boas festas"! Festas? O que estamos festejando afinal?

Não nos esqueçamos: comemoramos o nascimento do menino Jesus!

Isto é o Natal!




Um feliz e santo Natal a todos e um excelente Ano Novo!
Marcelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário